Armando Mendonça, vice do Corinthians, detona Augusto Melo e fala sobre Andrés, crise política, SAF e futuro do clube no Arena SBT

Em meio a um dos momentos mais turbulentos da história do Corinthians, o vice-presidente Armando Mendonça foi o convidado do Arena SBT desta quarta-feira (23).
(Foto: Lourival Ribeiro/SBT) 

 Em meio a um dos momentos mais turbulentos da história do Corinthians, o vice-presidente Armando Mendonça foi o convidado do Arena SBT desta quarta-feira (23).

 

Durante a entrevista, o dirigente respondeu às perguntas do apresentador Benja e dos comentaristas do programa. Armando não poupou críticas ao presidente afastado Augusto Melo, elogiou o interino Osmar Stábile, defendeu a moralização do clube, falou sobre a possibilidade de o Corinthians virar SAF e comentou o futuro da gestão alvinegra.

 Confira abaixo as principais respostas.

 Dorival fica?
“Palavra do presidente: o Dorival continua. Está fazendo o trabalho dele. Hoje, ele continua. Confiamos no trabalho dele. Ele ganhou o grupo.”

 Promessa de quatro reforços
“Quem prometeu foi o Augusto Melo com o Fabinho. O Augusto Melo é quem prometeu que não seria indiciado, denunciado e que não viraria réu. Esse é o Augusto Melo que promete as coisas, e vocês ainda acreditam? Eu era vice, acreditei nele e, em maio de 2024, deixei de acreditar e rompi com ele. Tenho certeza, em conversa com o presidente, de que ele está trabalhando junto com o executivo Fábio Soldado para melhorar.”

 Tem dinheiro para contratar?
“Não.”

(Como vai contratar?)
“Planejamento. Escutava-se muito o presidente réu dizendo que tínhamos um planejamento. O Osmar assumiu, continuo vice, e estou lá para ajudar. Temos um planejamento. Mas e o dinheiro? Não tinha quando o planejamento foi feito. Para fazer qualquer coisa, a primeira coisa que se precisa é dinheiro. O departamento financeiro, o Osmar e a diretoria estão trabalhando muito. Estamos tentando moralizar e mudar o Corinthians. São 40 dias de gestão. Estamos organizando um departamento financeiro que estava totalmente sucateado, sem controle nenhum. Estamos indo atrás de recursos.”

 Como descobriu que o Augusto não era bom?
“Fui falar com ele sobre o caso da Vai de Bet e, quando vi a reação, tive convicção de que ele estava lesando o clube. Cobrei uma postura, e ele disse que não iria fazer nada. Inclusive, disse que a empresa intermediadora poderia fazer o que quisesse com o dinheiro. Eu respondi que não, que era o dinheiro do Corinthians. Não prometemos transparência? Por que eu apoiei o Augusto, hoje réu? Porque ele prometeu, na nossa campanha, fazer uma gestão profissional e transparente. Acabar com aquilo que todos nós criticávamos. Ele fez? No primeiro contrato que assinou, antes de assumir, cometeu esse ato ilícito e virou réu. Pela primeira vez na história do Corinthians, temos um presidente réu por roubar o Corinthians.”

 Indignação seletiva
“Hoje, o problema é o Augusto Melo, réu por lavagem de dinheiro, associação criminosa e por furtar o Corinthians. Isso precisa ser resolvido agora. Nós, corintianos, queremos ter um presidente réu? Qual o recado que os sócios darão para os 35 milhões de torcedores, parceiros, mídia e patrocinadores? Vamos permitir?”

 “Estamos em dois momentos que podem andar em conjunto, não estou negando isso. Primeira coisa: os sócios, no dia 9 de agosto, participarão de um referendo, não é uma eleição ou campanha. A comissão eleitoral proibiu faixa, churrasco, campanha, cerveja... É um momento delicado do Corinthians, triste. Agora, a questão do Andrés e do Duílio será apurada pelos órgãos internos. Vai haver um processo dentro da comissão de ética. Praticamente todos os grupos entraram com pedido de apuração para verificar quais foram as condutas que infringiram e quais as punições cabíveis. Você tem advertência, suspensão e expulsão. Se a questão for de expulsão, sou a favor da expulsão. A questão é que eu, como corintiano, sempre falo isso: não é uma questão política, é de moralizar.”

 Críticas da torcida aos dirigentes
“A torcida tem o direito de falar o que quiser. Está no direito dela. Eu não me considero rato. Tem muita gente que pensa em prol do clube, quer o bem e se dedica querendo ajudar o Corinthians. Mas é um direito deles se manifestarem. Só não concordo.”

 Motivos de o Augusto ter perdido o apoio de todos que vieram com ele
“Ele não cumpriu absolutamente nada do que prometeu na gestão. Quando promete fazer tudo diferente e faz a mesma coisa — ou pior — todos que têm uma preocupação com o Corinthians e um nome a zelar resolveram sair. A administração dele é péssima. E ele roubou o Corinthians, é réu.”

 “Eu acho que a composição do CORI, do Conselho Fiscal e do Deliberativo deu um recado para quem está governando o Corinthians: não irá tolerar mais irregularidades. Participei de todas as reuniões e presenciei o CORI sugerindo à presidência do Augusto que arrumasse as irregularidades — e ele não arrumou.”

 Doutor Miguel ter votado contra abrir processo contra o Andrés
“Ele tem o direito de votar como quiser. Se ele votou assim, deve ter uma justificativa. É uma questão que precisa perguntar para ele. Tem que se respeitar o trâmite do estatuto. O processo vai andar. O presidente Romeu Tuma já colocou para andar.”

 Problemas políticos afetam o elenco?
“Não atinge. Nós temos o Parque São Jorge e o CT. São totalmente separados. Os problemas não chegam ao CT. Eles veem na internet, mas ali estamos lidando com profissionais.”

 Risco de transferban
“Pagamos o valor de 4 milhões ao Cuiabá. Nós temos problemas no Corinthians em decorrência de contratações passadas, feitas pelo Augusto, que estão sendo discutidas. E, se o Corinthians não tiver êxito, há o risco de transferban.”

 Contrato do Memphis
“Essa questão do Memphis, do futebol, do elenco, é tratada exclusivamente pelo Osmar. Ele consulta a equipe dele, o departamento financeiro e o jurídico, mas é ele quem está à frente disso.”

 Gostaria que o Corinthians virasse SAF?
“Não. Tem que analisar, estudar e ver como estão querendo fazer isso. Mas ainda acho que o Corinthians tem condições de resolver seu problema sem virar SAF.”

 Quem será o presidente do Corinthians no fim do ano?
“Não sei quem será o presidente. Sei que, hoje, o presidente interino Osmar está fazendo um belo trabalho. Vejo o esforço dele, com a equipe dele. Isso não deveria ser exaltado, porque é uma obrigação. É uma pessoa honesta, que quer ajudar o Corinthians.”
Postagem Anterior Próxima Postagem