Com estreia no Disney+ em 13 de setembro, o documentário apresenta pela primeira vez a história das crianças contada em suas próprias palavras e tem direção e produção do cineasta colombiano Juan Camilo Cruz, ao lado de Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin
A produção terá sua estreia mundial no Festival de Cinema de Telluride
A National Geographic Documentary Films apresenta o trailer de Perdidos na Amazônia, um filme original dirigido e produzido pela premiada equipe formada por Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin (FREE SOLO, THE RESCUE), e por Juan Camilo Cruz, vencedor do Emmy® e BAFTA (Em suas Mãos, A Copa do Mundo de Messi - A Ascensão da Lenda) que estreia em 13 de setembro para a América Latina no Disney+.
Pela primeira vez, as quatro crianças indígenas que sobreviveram ao acidente aéreo na Colômbia em 1° de maio de 2023 – e sobreviveram 40 dias sozinhas na selva – compartilham sua extraordinária história de sobrevivência, contada em suas próprias palavras. Os premiados produtores Simon Chinn (O Equilibrista, Procurando Sugar Man) e Jonathan Chinn (LA 92, Tina) da Lightbox produzem o filme ao lado de Guillermo Galdos da Pacha Films, Anna Barnes da Little Monster Films e Mark Grieco. Neste fim de semana o documentário terá sua estreia mundial no Festival de Cinema de Telluride.
Após um acidente aéreo fatal deixar quatro jovens irmãos presos nas profundezas da Amazônia, foi iniciada uma dramática missão de resgate que uniu rastreadores indígenas e o exército colombiano em uma corrida contra o tempo. Pela primeira vez, Perdidos na Amazônia traz o relato exclusivo dessa história impressionante e real, contada pelas próprias crianças e pelos socorristas que enfrentaram 40 dias e noites na selva sem descanso para encontrá-las. Perdidos na Amazônia é uma emocionante história de sobrevivência, coragem e esperança.
“Nosso trabalho sempre girou em torno do poder indomável do espírito humano: sua capacidade de se erguer, se unir e superar qualquer obstáculo. Perdidos na Amazônia representa esse espírito em sua forma mais pura”, disse Vasarhelyi. “Colaborar com Juan Camilo Cruz é um verdadeiro privilégio. Sua visão poderosa e sua profunda conexão com a Colômbia trazem autenticidade e emoção, elevando este filme em todos os sentidos”.
“Esta história nos cativou desde a primeira vez que a ouvimos”, acrescentou o diretor Jimmy Chin. “Trabalhar com Juan e a incrível equipe na Colômbia nos permitiu mostrar detalhes surpreendentes sobre o resgate e sobrevivência de maneira inédita. Esperamos que o público se inspire com Lesly e a poderosa colaboração das equipes de resgate tanto quanto nós nos inspiramos”.
Os produtores Simon Chinn e Jonathan Chinn acrescentaram: “A história de Perdidos na Amazônia é uma das mais extraordinárias sobre a coragem, a força e a resiliência de quatro crianças indígenas colombianas. Ao lado de Guillermo Galdos, da Pacha Films, tivemos o enorme privilégio de ter um acesso sem precedentes às próprias crianças, que contaram sua história inspiradora pela primeira vez. Estamos muito felizes em trabalhar novamente com nossos bons amigos da National Geographic Documentary Films e de colaborar pela primeira vez com os diretores Juan Camilo Cruz, Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin”.
Chai Vasarhelyi é uma cineasta vencedora do Oscar®, reconhecida por seus aclamados documentários, entre eles FREE SOLO, que lhe rendeu um Oscar, um BAFTA e sete Emmys. Ela codirigiu THE RESCUE, De Volta ao Espaço e Meru - O Centro do Universo, e conquistou prêmios no Sundance, BAFTA, DGA e Peabody Awards. Em 2023, Vasarhelyi dirigiu seu primeiro longa-metragem roteirizado, Nyad, para a Netflix, pelo qual ambas as protagonistas foram indicadas ao Oscar. Seus próximos lançamentos em 2025 incluem LOVE+WAR de National Geographic Documentary Films.
Jimmy Chin é um cineasta vencedor do Oscar®, fotógrafo do National Geographic e escalador de renome mundial que lidera e documenta expedições inovadoras há mais de duas décadas. Ele ganhou um Oscar e um BAFTA por codirigir FREE SOLO, que também conquistou 7 Emmys, e posteriormente codirigiu o longa-metragem roteirizado da Netflix, Nyad, que rendeu às duas protagonistas indicações ao Oscar. Seus próximos lançamentos em 2025 incluem LOVE+WAR de National Geographic Documentary Films. Entre seus créditos também estão THE RESCUE, Meru – O Centro do Universo e a série do NatGeo Rumo ao Desconhecido.
Juan Camilo Cruz, vencedor do Emmy e BAFTA, foi produtor executivo de A Copa do Mundo de Messi - A Ascensão da Lenda (2023) para a Apple TV+, sobre a participação de Lionel Messi na Copa do Mundo de 2022. Ele produziu documentários aclamados, entre eles Em Suas Mãos, para a Netflix, e trabalhou com diretores indicados ao Oscar ® em City of Ghosts e The Boy from Medellín para o Amazon Studios. Como diretor, seus créditos incluem Venezuela: Country of Lost Children (2023) e A Simple Soldier (2025), que estreou no Sheffield DocFest.
PERDIDOS NA AMAZÔNIA é apresentado pela National Geographic Documentary e é uma produção da Little Monster Films em parceria com a Lightbox, Pacha Films, Señal Colombia e Demolition Films. O filme é dirigido e produzido por Chai Vasarhelyi, Jimmy Chin e Juan Camilo Cruz. Simon Chinn e Jonathan Chinn, da Lightbox, são os produtores ao lado de Mark Grieco, Anna Barnes e Guillermo Galdos. Os produtores executivos são Carolyn Bernstein e Tim Horsburgh, da National Geographic Documentary Films, e Josh Braun, Luis Del Valle e Hollman Morris. O projeto participou do Incentivo CINA (Certificado de Investimento Audiovisual), concedido pelo governo colombiano e administrado pela Proimágenes Colombia: um desconto fiscal equivalente a 35% dos gastos com serviços audiovisuais do país.
SOBRE O DISNEY+ NA AMÉRICA LATINA
Na América Latina, o Disney+ é o serviço de streaming que oferece acesso à mais ampla oferta de streaming com entretenimento para todas as idades, incluindo filmes, séries, eventos ao vivo e outros conteúdos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic, ESPN e Star. O Disney+ oferece um acervo de conteúdos originais exclusivos, incluindo longas-metragens, documentários, séries live-action e de animação, e curtas-metragens, além de transmissões ao vivo de eventos culturais e esportivos da ESPN, marca de esportes mais respeitada da região. Para mais informações, acesse disneyplus.com ou encontre o aplicativo Disney+ na maioria dos dispositivos móveis e Smart TVs.
SOBRE A NATIONAL GEOGRAPHIC DOCUMENTARY FILMS
A National Geographic Documentary Films, parte de uma joint venture entre a The Walt Disney Company e a National Geographic Society, tem o compromisso de produzir documentários de longa-metragem de nível internacional que abordem histórias atuais, provocativas e globalmente relevantes, criadas pelos melhores cineastas do gênero. Seus filmes premiados e aclamados pela crítica alcançam 300 milhões de pessoas em 180 países e 33 idiomas por meio dos canais globais da National Geographic e das plataformas de streaming direto ao consumidor Disney+ e Hulu. Entre suas produções recentes estão SUGARCANE (indicado ao Oscar), BOBI WINE: THE PEOPLE’S PRESIDENT (indicado ao Oscar), VULCÕES: A TRAGÉDIA DE KATIA E MAURICE KRAFFT (indicado ao Oscar e ao BAFTA), THE FIRST WAVE (vencedor de três Emmys), ENDURANCE (vencedor do Emmy), O TERRITÓRIO (vencedor de dois prêmios Sundance), THE RESCUE e BECOMING COUSTEAU (ambos indicados ao BAFTA), e FREE SOLO, vencedor do Oscar e do BAFTA. Para mais informações, acesse films.nationalgeographic.com ou nos encontre no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
SOBRE A LITTLE MONSTER FILMS
Little Monster Films é uma produtora vencedora do Oscar, do BAFTA e de vários prêmios Emmy, fundada por Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin. Sua missão é retratar o melhor da humanidade, buscando refletir um mundo diverso tanto diante quanto atrás das câmeras. O estúdio apresenta narrativas realistas com intensidade e profundidade, destacando pessoas extraordinárias que ultrapassam os limites do potencial humano. O documentário de 2021, THE RESCUE, sobre o famoso resgate de um time de futebol infantil preso em uma caverna na Tailândia, ganhou o Prêmio do Público de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Toronto, foi indicado ao BAFTA e recebeu três prêmios Emmy de Notícias e Documentários. Anteriormente, o documentário inovador FREE SOLO ganhou um BAFTA e o Oscar de Melhor Documentário em 2019, além de sete prêmios Emmy. O filme mais recente da Little Monster, WILD LIFE, a história de amor de uma ativista ambiental, estreou nos cinemas e no Disney+. Seu primeiro filme roteirizado, Nyad, sobre a travessia a nado de 177 quilômetros de Diana Nyad de Cuba até a Flórida, estreou na Netflix no outono de 2023 e recebeu indicações ao Oscar, Globo de Ouro e SAG Awards pelas atuações de Jodie Foster e Annette Bening. A série mais recente do estúdio com a National Geographic, Photographer, vencedora dos prêmios Emmy e Peabody, está disponível no Disney+. www.littlemonsterfilms.com
SOBRE A LIGHTBOX
Com sede em Londres e Los Angeles, a Lightbox é uma premiada produtora multiplataforma que cria conteúdo de alta qualidade para diversas plataformas de distribuição e lançamentos em cinemas. Foi fundada pelo produtor duas vezes vencedor do Oscar, Simon Chinn (Man on Wire, Procurando Sugar Man) e pelo produtor vencedor do Emmy, Jonathan Chinn (LA 92, American High). Entre as produções recentes estão Furacão Katrina: Corrida Contra o Tempo, uma série com produção executiva de Ryan Coogler, cineasta indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro, para a National Geographic; What They Found, um curta-metragem dirigido pelo vencedor do Oscar Sam Mendes para a BBC; The Diamond Heist, com produção executiva de Guy Ritchie para a Netflix; O MISSIONÁRIO, que estreou nos cinemas e na National Geographic e teve sua estreia em festivais em Telluride e Londres; David Holmes: O Menino que Sobreviveu, indicado ao BAFTA que estreou no DOC NYC e foi transmitido pela HBO Max e Sky; Spector, para a Showtime e Sky; Lady Di, dirigido pelo indicado ao Oscar Ed Perkins, para os cinemas, HBO e Sky, com estreia em Sundance; e Tina, indicado ao Emmy, dirigido pelos vencedores do Oscar TJ Lindsay e Daniel Martin, para HBO Max, Sky e cinemas. A produtora está atualmente produzindo projetos para diversos canais, plataformas e cinemas nos Estados Unidos, Reino Unido e outros mercados internacionais.