Reconhecido como uma das maiores vozes do Funk Consciente no Brasil, Menor do Chapa apresenta seu mais novo single, “Humildade e Disciplina 2”, em parceria com Jr On e Chefin.
A faixa integra o projeto inHouse, da Sony Music, que valoriza a força da cena urbana e seus artistas.
Com batidas do funk carioca somadas à intensidade do rap, a canção traz uma mensagem autêntica sobre a vida nas comunidades, a luta diária, os sacrifícios que muitas pessoas passam no dia a dia.
Menor do Chapa acumula mais de 720 mil ouvintes mensais e 200 mil seguidores no Spotify, consolidando sua trajetória como referência no gênero. Fabrício Batista, hoje com 43 anos, iniciou sua história no funk em 1998, quando improvisava rimas e batidas no carro, na rua de sua casa. Desde então, construiu uma carreira marcada pela representatividade e pela voz firme em defesa das realidades vividas por muitos brasileiros.
“Sou um artista periférico, que começou nos bailes funks das comunidades, os famosos bailes de favela, e ganhei reconhecimento e virei referência para a geração mais nova. Para mim, esse é o maior orgulho: poder estar fazendo música com a nova geração sem perder minha essência, que é o funk consciente”, afirma Menor do Chapa. Suas influências vêm de nomes como Cidinho e Doca, Willi Duda, Claudinho & Buchecha, MC Mascote, MC Galo da Rocinha, Márcio Goró, MC Marcinho e Mr. Catra.
Para ele, o funk é mais do que um gênero musical: “O funk ganha o mundo todo dia. É uma vertente que veio da periferia, com sua própria essência, um movimento desacreditado no início, mas que sempre foi dançante, empolgante e contagiante. Nasceu nos Estados Unidos e ganhou uma nova identidade no Rio de Janeiro. Hoje é consumido por todas as classes e em todos os cantos do mundo.”
O lançamento de “Humildade e Disciplina 2” marca o início do projeto com o inHouse, que trará novas músicas, e simboliza também a comemoração de sua trajetória. “Essa ideia surgiu porque estou completando 23 anos de carreira e queria celebrar com uma junção da rapaziada da minha época com a galera atual. É um aprendizado mútuo, porque essa geração está de parabéns. Esse projeto mostra que a rapaziada da antiga pode chegar e fazer som atual junto com a nova geração. É conexão, é fortalecimento, é continuidade.”
Com esse encontro de gerações, Menor do Chapa reafirma sua posição como um dos grandes nomes da música urbana no Brasil, sem abrir mão da sua essência: o funk consciente que traduz as verdades e vivências das comunidades.