ABERTURA DA 20ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO LOTA O AUDITÓRIO IBIRAPUERA COM REYNALDO GIANECCHINI COMO MESTRE DE CERIMÔNIA

A noite de abertura exibiu NAPOLI-NEW YORK, novo longa de Gabriele Salvatores e contou com a presença do ator italiano Antonio Catania, que integra o elenco


O ator ítalo brasleiro Reynaldo Gianecchini. Crédito: José Luiz Altieri.

A 20ª edição do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL deu seu pontapé inicial na noite de 28 de outubro com a exibição do drama de época NAPOLI - NEW YORK na sua tradicional avant-première no Auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A noite de abertura foi apresentada pelo ítalo brasileiro Reynaldo Gianecchini e contou com o ator italiano Antonio Catania, que integra o elenco do filme exibido.
Mestre de cerimônia do evento, Gianecchini abriu a noite celebrando a trajetória do Festival e reforçou o orgulho em participar de uma iniciativa que valoriza o cinema e os laços culturais e afetivos entre Brasil e Itália.


A cerimônia contou com grandes personalidades, além da presença de autoridades italianas e empresários do setor para celebrar o melhor do cinema italiano. 

Estiveram presentes: Domenico Fornara, Cônsul-Geral da Itália em São Paulo; Graziano Messana, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Itália; Erica Bernardini, diretora e curadora do Festival; Fernanda Sandes e Rubia Sammarco, representantes da Pirelli; o Presidente da Luxottica do Brasil Giorgio Prad; Antonio Scala, CEO da ENEL; Lorenzo Luttichau, diretor geral da IMA Brasil, o Maurizio Scarpa, diretor geral da Barilla do Brasil; José Sardinha e Alessandra Orlando, diretores do Grupo Comolatti; José Campana, diretor da Ventana Serra Arcese; Dario Rústico, diretor geral da Costa Cruzeiros; Marcelo Provetti, diretor geral da Opem do Brasil.

NAPOLI-NEW YORK, de Gabriele Salvatores

NAPOLI - NEW YORK foi o filme escolhido para a grande noite e emocionou o público presente no Auditório Ibirapuera. Dirigido pelo renomado diretor Gabriele Salvatores, o longa é inspirado em uma história original de Fellini e Tullio Pinelli sobre duas crianças que, movidas pela esperança de uma vida melhor, embarcam clandestinamente para os Estados Unidos no pós-guerra.
Com delicadeza e força emocional, a obra presta um tributo às esperanças e às dores da imigração italiana, entrelaçando o realismo histórico à poesia visual característica de Salvatores.


O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2025 já começou para o público de todas as regiões do país e vai até 29 de novembro, em mais de 90 cidades espalhadas por todo Brasil e também no streaming. 

O evento ocorre gratuitamente tanto nas sessões presenciais quanto na programação completa disponível no site do Festival, que apresenta 24 longas entre títulos inéditos e clássicos italianos na retrospectiva.

Confira as cidades e as salas de cinema participantes desta edição aqui.

As fichas técnicas dos filmes italianos selecionados podem ser conferidas aqui.

O Festival é um projeto organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália e com o Ministério da Cultura.

Mais informações no site oficial do evento: https://festivalcinemaitaliano.com/

Postagem Anterior Próxima Postagem